Monday, February 13, 2006

Banda Teatral

A banda Dona Zefinha tem um espaço já bem embazado no cenário cultural Cearense! Foi uma das poucas bandas do cenário alternativo a cruzarem os mares e tocar em terras d`além mar...
===========================================================================
Aqui vai uma parte do release:
Dona Zefinha

A banda Dona Zefinha surgiu no final dos anos noventa na cidade de Itapipoca interior do Ceará. Em 2001 gravou o clip da musica “Xilogravando” e em 2002 lançou o cd “Cantos e Causos”.
Em 2002 e 2003 recebeu os prêmios: “Nelsons” da musica Cearense. Categoria: revelação de grupo musical e melhor grupo de musica urbana. Participou com as bandas Soulzé, Dr. Raiz e Jumentaparida do Cd coletânea do Movimento Cabaçal, intitulado “Cabasom”, e do Cd coletânea do Centro Cultural Banco do Nordeste, juntamente com outros artistas cearenses. Em 2005 participou do CD “Hino do Estado do Ceará”, fazendo uma versão do hino de Alberto Nepomuceno.
Já se apresentou com artistas nacionais como: Fagner, Domiguinhos, Waldonis e Kátia Freitas. Participou de matérias no “Jornal Hoje” da Rede Globo, Metrópoles na TV Cultura e Bandas Novas da MTV.
No Ceará tocou nos principais eventos culturais: Ceará Music, Feira da Musica, Festival Vida&Arte, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Mostra SESC Cariri das Artes, Circuito Banco do Brasil, Circuito Ceará de Cultura. E se apresentou nos principais centros culturais: Centro Cultural Dragão do Mar, Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Oboé.
No Brasil a Banda já tocou nos Estados de São Paulo (SESC Pompéia, SESC Ipiranga, Projeto Casulo, Associação Cultural Monte Azul e CÉU Casa Blanca), Rio Grande do Norte (Casa da Ribeira em Nata), e em Pernambuco durante o carnaval 2005 no Projeto Cena Musical BR em Olinda e Carnaval Multicultural em Recife.
No exterior apresentou o espetáculo “Zefinha vai a Feira” em dois Festivais Internacionais: “World Culture Open em Seul na Coréia e “Samba Syndrom” em Berlim na Alemanha em 2004.
Recentemente, a banda ganhou o edital do BNB na categoria gravação de cd, e encontra-se gravando o “Zefinha vai a Feira”, titulo do seu segundo cd independente, baseado no seu novo espetáculo que leva o mesmo nome, com previsão para ser lançado em Dezembro de 2005.
Espetáculo “Zefinha vai a Feira”
A banda Dona Zefinha apresenta em seus espetáculos uma mistura cênica entre música, teatro e dança, tendo como fonte de inspiração a pesquisa da cultura tradicional popular brasileira e suas possibilidades criativas.
Após quatro anos apresentando o show "Cantos e Causos", a banda Dona Zefinha criou o seu segundo espetáculo intitulado “Zefinha vai a Feira”.
O espetáculo “ Zefinha vai a Feira” tem como tema motriz o teatro de bonecos, o mamulengo e os títeres do nordeste brasileiro. O personagem condutor do espetáculo é Casimiro Coco, de caráter bufonesco e cômico.
A banda conta à história de Casimiro Coco, e sua epopéia pelo nordeste em busca do divino e da utopia.
O personagem principal é representado através de manipulação de bonecos e por atuação corpórea. A musica está a serviço da cena que é executada de acordo coerência do texto e serve para ilustrar o enredo. Todas as musicas são autorais, criadas e organizadas para a história. Viola, marimbau, rabeca, banjo e pífano ganham destaque com a percussão da zabumba, pandeiro, caixa e alfaia.
Os diálogos são bastante explorados, pois nesta viagem, Casimiro encontra personagens que fazem o conflito da cena. Além de seguir um roteiro de um texto a banda segue uma marcação cênica que quebra a organização estática e cria uma movimentação interessante e dinâmica.
A performance cênica é recheada de poesias, causos, piadas, histórias, personagens, improvisos, desafios de embolada e a participação constante da platéia, tudo com um tratamento despojado e teatral.
As danças, o timbre das vozes e escalas, as melodias, a maneira de criar e recriar versos, todos estes elementos do tradicional popular inspiraram e ajudaram a construir um espetáculo que percorre na maravilha do eterno brincar.
===========================================================================
Pois é! É o Dona Zefinha como mais um dos representantes do Ceará!
Quem quizer saber um pouco mais dessa banda é só procurar que tem muita coisa falando deles na net. Desde reportagens até se você quizer escutar algo. Tem umas músicas deles no site do Caldeirão das Artes da Thaís Andrade.
www.caldeiraodasartes.com.br
Vão lá e confiram por que tem mais bandas interessantes, por lá!
<:As datas de shows estarão na parte de comentários:>

0 Comments:

Post a Comment

<< Home